Seu mapa é uma publicação e pode ser registrado com ISBN pela Agência Brasileira do ISBN/ Câmara Brasileira do Livro – CBL. Mas o que é o ISBN? Criado em 1967 por editores ingleses, o sistema passou a ser amplamente empregado, tanto pelos comerciantes de livros quanto pelas bibliotecas, até ser oficializado, em 1972, como norma internacional pela International Organization for Standartization – ISO 2108 – 1972. O ISBN – International Standard Book Number – é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. O sistema também é utilizado para identificar mapas através da Classificação Decimal de Dewey (CDD): 912 – Mapas; Atlas; Cartografia; Representações gráficas.
E qual importância dessa identificação para os mapas que eu possa vim publicar em revistas, livros (eletrônicos e/ou impressos), TCC, Monografias, Teses e etc?
Uma vez fixada a identificação de seu produto cartográfico, ela só se aplica àquela obra e edição, não se repetindo jamais em outra. A versatilidade deste sistema de registro facilita a interconexão de arquivos e a recuperação e transmissão de dados em sistemas automatizados, razão pela qual é adotado internacionalmente. O ISBN simplifica a busca e a atualização bibliográfica, concorrendo para a integração cultural entre os povos. Seu produto cartográfico será registrado legalmente em seu nome e poderá ser informado como comprovação de publicação na Plataforma Lattes.
O que podemos fazer?
Através de nosso prefixo editorial junto a Agência Brasileira do ISBN, podemos realizar o registro de mapas com ISBN com código de barras. Para solicitar nossos serviços basta preencher o formulário a seguir e aguardar os encaminhamentos. O processo de solicitação e entrega do registro ISBN dura no máximo 5 dias úteis.